domingo, 11 de junho de 2017

Rosácea

Como prometido, hoje venho falar desta doença que acaba ainda por ser muito desconhecida por entre a população. A rosácea é uma doença vascular evolutiva, pois tens vários estádios. É caracterizada pelo eritema na face (vermelhidão), problemas a nível vascular e às vezes aparecimento de pústulas e abcessos.
Esta doença tem uma grande componente genética. Sabe-se que é mais comum nas mulheres, dos 30 aos 50 anos, principalmente de pele clara. No entanto, tal como nas peles intolerantes, também é agravada por certos factores ambientais que estimulam a dilatação dos vasos sanguíneos, tal como a exposição solar, as alterações súbitas de temperatura, refeições condimentadas, bebidas alcoólicas e a utilização de produtos de higiene e de cosmética inadaptados.
Numa primeira fase da doença, o estádio I , também chamado de estádio eritematoso, existem os chamados “flushes”, vermelhidões temporárias que aparecem quando existe exposição a algum factor ambiental, ou factor emocional (vergonha, raiva, stress…). Os vasos dilatam e existe um maior afluxo de sangue à superfície que se traduz em vermelhidão generalizada, sensação de calor, picadas e um mau estar geral. Pode ocorrer ocasionalmente ou várias vezes no decorrer do dia, e os flushes podem passar relativamente rápido (10 minutos) ou demorar bastante tempo até a pele regressar ao normal. Muitas vezes esta situação não é logo tratada por as pessoas pensarem que é uma situação normal e que não há nada a fazer. Efectivamente pode não ser Rosácea, mas a pessoa deve sempre ter o cuidado de utilizar produtos adequados a peles sensíveis para não agravar a situação.
No estádio II já existe uma vermelhidão persistente devido às telangiectasias, que é como quem diz, pequenos derrames nos vasos superficiais da face principalmente nas maçãs do rosto e no nariz. Quando chega a esta fase é mais difícil de tratar, mas com os cuidados adequados previne-se a evolução da doença e traz-se um grande conforto para o doente.
No estádio III aparecem pápulas e pústulas, resultantes de uma infecção por um parasita, o Demodex. Por vezes pode ser confundida com um acne de adulto, mas enquanto no acne as lesões aparecem de forma aleatória no rosto, na rosácea concentra-se nas maçãs do rosto, nariz, queixo e sobrancelhas e de uma forma simétrica.
Por último, o estádio IV é pouco frequente, e quando aparece é mais no homem, caracteriza-se por uma hipertrofia tecidular, na maior parte dos casos do nariz (rinofima), se bem que também pode acontecer no queixo, testa, pálpebras ou ouvidos. Estão a ver aquele nariz muito grande, abatatado e vermelho que associamos a alcoólicos? Pois, é isto. Este aumento dos tecidos acontece por hipertrofia (aumento) das glândulas sebáceas, existe dilatação dos vasos superficiais, que lhe confere a cor vermelha, os poros ficam proeminentes e podem aparecer pápulas. O tratamento desta situação já é mais complicado e muitas vezes tem se ser cirúrgico.
Quando se falam em cosméticos para usar na rosácea temos de ter várias coisas em atenção.
Primeiro, os produtos têm de ser muito suaves, perfeitamente adaptados para eles intolerantes, com poucas substâncias (para evitar reacções alérgicas) e com uma formulação que seja fácil de aplicar, para não ter de se friccionar muito.
Depois, têm de ter na sua constituição algo que ajude na parte vascular. Não basta hidratar a pele, temos de aplicar algo que contrarie a dilatação dos vasos, de forma a diminuir o mau estar associado à rosácea. E sim, cada marca utiliza o seu produto, o importante é que o tenham na sua constituição. E isto significa que se uma marca não funciona, podem sempre tentar outra que tenha uma composição diferente e que pode ser que funcione melhor com vocês.
Por último, neste caso a maquilhagem é muito importante. Porque a rosácea pode trazer vários problemas de auto-estima, às vezes não basta tratar, temos de aprender a disfarçar. Pode ser algo tão básico como um BB cream (um creme hidratante que também contém um pouco de cor para uniformizar a pele), ou então uma base ou mesmo um corrector de vermelhidões para se usar antes da base. Qualquer coisa pode fazer uma grande diferença e desde que utilize cosmética adequada, ela não vai piorar a rosácea, muito pelo contrário. Mas sim, aqui convém investir um pouco nas marcas a utilizar, não pode ser maquilhagem do chinês.
Mais uma vez digo que em termos de produtos existem produtos para limpeza, tratamento (creme diário, creme de noite, creme diário com protecção solar…) e complementares (máscaras, cremes SOS…). As gamas a procurar nas marcas mais conhecidas são as seguintes:
A-Derma: Sensiphase AR
Avène: Antirougeurs
La Roche Posay: Rosaliac
Uriage: Roséliane
E pronto, para a próxima vou “atacar” outro tema enorme, neste caso o acne. Até breve.

Sem comentários:

Enviar um comentário