sexta-feira, 15 de julho de 2016

O que é a Dermocosmética?

Ora aqui está uma boa pergunta. Quando na faculdade se falava em dermocosmética, o que nos vinha logo à ideia era "cremes". E sim, muitos de nós eramos preconceituosos o suficiente para pensar que dermocosmética era uma coisa fútil e muito abaixo daquilo que estudávamos, todas aquelas substâncias que faziam a diferença entre a vida e a morte.

Mas temos de analisar bem a palavra Dermocosmética. Na realidade significa Dermatologia + Cosmética e se bem que a parte da cosmética já é considerada mais acessória, a dermatologia já é muito importante, com muitas doenças que podem ser tratadas com todos estes "cremes".
Doenças tão comuns como pele atópica, acne, rosácea, dermatite seborreica, passando por situações mais graves como psoríase, ictiose, há um grande mundo onde existe uma vasta panóplia de cremes, pomadas, loções, sejam cosméticas ou com substâncias activas, vários laboratórios que fabricam produtos diferentes para o mesmo efeito. Como conhecer tudo?

A verdade é que não dá para conhecer tudo. Nem os médicos conhecem tudo (acho). O melhor a fazer é conhecer os princípios básicos por detrás de cada doença ou estado de pele, conhecer a fundo uma ou duas gamas diferentes e depois extrapolar para o resto. E é assim que se vai sobrevivendo. Assim e a consultar os catálogos online e a perguntar a colegas mais experientes a opinião deles.

Sem comentários:

Enviar um comentário